Os homens (e mulheres) das máscaras cirúrgicas

IMG_1447

Assim que no Aeroporto de Heathrow, em Londres, embarcámos no avião para Tóquio, lá estavam eles: japoneses a usar uma máscara que lhes tapa a boca e o nariz. Aquilo que pensámos de imediato foi: “Mas a máscara não é só por causa da poluição nas cidades?” Ou… “Será que são assim tão obsessivos a ponto de pensarem que as pessoas à volta são todas potenciais transmissoras de doenças?”

Afinal, dizem-nos que não é bem assim…

IMG_1449

Quando chegámos ao Japão este foi um dos primeiros mitos a cair. Por um lado, apesar de todo o desenvolvimento e densidade populacional, não se sente qualquer vestígio de poluição atmosférica. E por outro, um amigo português que vive em Tóquio explicou-nos que, afinal, quem mais utiliza estas máscaras são as próprias pessoas que estão constipadas ou com algum outro tipo de doença contagiosa.

Trata-se de um cuidado e respeito extremos que os japoneses sentem uns pelos outros, agindo assim para evitar o contágio, especialmente em locais públicos e transportes colectivos, onde há uma enorme multidão concentrada em espaços pequenos e fechados.

Uau! O uso desta máscara traduzirá, assim, o civismo japonês no seu estádio mais elevado.

Mas haverá assim tanta gente doente ao mesmo tempo? Na verdade, mesmo pessoas que não estejam propriamente doentes usam máscaras para se prevenirem. Especialmente em certas épocas do ano quando há fortes epidemias de febre do feno devido à alergia ao pólen – chama-se Kafunsho –, viroses, gripes ou apenas muito frio e vento.

Se pensarmos na elevada densidade populacional das principais cidades do Japão percebe-se que o aparecimento rápido e a propagação de uma doença contagiosa pode atingir proporções drásticas.

E se, no início, parece bizarro ver tanta gente de rosto tapado, a partir de certa altura sempre que damos um espirro ou tossimos em público, chegamos a sentir algum embaraço por não termos também uma máscara…

IMG_1448
Daquilo que temos visto por aqui, a máscara de protecção também virou acessório de moda. Além das tradicionais brancas e de aspecto hospitalar, há algumas coloridas, com padrões ou mensagens.

IMG_1453

IMG_1455

IMG_1559

 

Um pensamento sobre “Os homens (e mulheres) das máscaras cirúrgicas

  1. Cláudia Cláudio

    Que viagem tão bonita ❤

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s