Passeios em Quioto

IMG_1669

Na Estação de Tóquio seguimos viagem no ultra-rápido shinkansen, o “comboio-bala”, com destino a Quioto e a promessa de, duas horas e meia depois, estarmos a entrar no “verdadeiro Japão”. A quase 300 quilómetros por hora afastámo-nos da adrenalina e dos estímulos visuais constantes da vibrante capital japonesa e “aterrámos” na tranquilidade zen dos templos e jardins de uma cidade histórica. Tal como nos tinham avisado, Quioto são “templos, templos, templos”, mais de mil, por isso, optámos por fazer uma lista reduzida de lugares a ir e aproveitar cada um da melhor maneira. Fica aqui a nossa selecção para os dois dias que passámos em Quioto.

1.Fushimi-Inari Taisha

IMG_1653

As famosas e fotogénicas arcadas vermelhas espalhadas à volta de uma montanha foram a nossa porta de entrada em Quioto. Não podíamos ter começado melhor o nosso itinerário. Enquanto a Mia dormia a sesta no carrinho percorremos parte dos milhares de toriis (portão tradicional japonês que assinala os santuários), oferecidos por crentes de todo o país, onde estão escritos relatos de eventos importantes, mensagens com pedidos e desejos concretizados. Consta que, inicialmente, este santuário foi construído em honra dos deuses do arroz e do sake. Brindemos a isso!

IMG_1637

IMG_1636

IMG_1656

2. Kinkaku-ji

IMG_6351

Pensar (e dizer) que gostava de voltar ao Japão na Primavera, quando as cerejeiras acordarem com o calor, tem sido uma constante… Até ver o Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado, adormecido no meio de um lago e a brilhar por entre a neve que caía na altura em que o visitámos. Nem a multidão que estava connosco beliscou um dos momentos mais bonitos que tivemos no Japão. E depois apareceu o Sol.

20160301_150451

3. Floresta de Bambu de Arashiyama

IMG_1654

As canas de bambu esguias dos dois lados, de tão altas, parecem formar um túnel natural dentro do qual caminhamos. Mas mais do que isso, a floresta de bambu de Quioto é uma flauta gigante em que o vento perpassa por entre as árvores produzindo uma música nunca antes por nós ouvida. Escusado será dizer que, para este concerto multimédia de som, cor e movimento, os espectadores são mais que muitos…

IMG_1632

IMG_1668

4. Caminho do Filósofo

IMG_1630

Trata-se de um percurso para fazer a pé – ou, ainda melhor, de bicicleta –  ao lado de um canal de água e na companhia de uma fila imensa de cerejeiras que, na Primavera – lá está! – devem tornar mais doces e cor-de-rosa os pensamentos sobre o significado de tudo isto.

IMG_1673A Mia durante o percurso “Caminho do Filósofo” numa postura bastante reflexiva sobre o sentido da vida 🙂

IMG_1635

IMG_1660

5. Parque de Maruyama

IMG_1572

A cerejeira mais famosa de Quioto, no centro deste parque, está ainda despida nesta altura do ano, por isso, a beleza do Maruyama fica por conta do desfile das muitas jovens japonesas vestidas com kimonos coloridos a fotografarem-se umas às outras num dia de Sol de Inverno.

IMG_1629 (1)

IMG_1626

IMG_1627

6. Tainai-meguri e Kiyomizu-dera

IMG_1657

O melhor dos templos e santuários do Japão são as pessoas que os procuram. Podemos passar horas a observar quem passa, ver os detalhes dos trajes coloridos, a forma como se fotografam, admirar-lhes a devoção, adivinhar-lhes os pedidos e as preces porque são universais: amor verdadeiro, talvez casar, um filho, saúde, a cura de um familiar ou de alguém querido, trabalho, protecção num exame da escola… Assistir à sua convicção traduzida no sacudir de uma lata com pauzinhos que lhes vai ditar alegria ou apreensão depois da leitura de um “papel da fortuna” ou omikuji, como se diz aqui.

20160302_155645

IMG_1655

IMG_1670

IMG_1628

7. Bairro de Higashiyama

IMG_1672

Ruas de casas de madeira, arquitectura tradicional, comércio, gastronomia local, souvenirs, desfile de kimonos e de gueishas. Obrigatório, claro!

IMG_1671

IMG_1625

IMG_1624

IMG_1633Gelado de chá verde e cereja

8. Estação de Quioto

IMG_1659

Mais do que um edifício funcional e gare de transportes, a Estação de Quioto é uma obra arquitectónica futurista impressionante esculpida a aço e vidro. E ficar a olhar para isto quase que nos fazia perder o comboio…

IMG_1658

Muito obrigada a todos os que por mensagem, e-mail ou através da página do blogue no Facebook nos enviaram dicas sobre Quioto. Foram uma ajuda preciosa e divertimo-nos muito!

IMG_1634

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s