Socorro! Estamos a viajar com uma adolescente…

mota

Durante estes já quase três meses de viagem de volta ao mundo, por vezes, ficamos com uma grande dúvida: estamos a viajar com uma criança de três anos ou com uma adolescente de 13? Uma amiga dizia-me outro dia: “Isso aos três anos é mesmo assim: não são teenagers, são t(hr)eenagers!”. É a definição perfeita!

Atentem nas atitudes da nossa t(hr)eenager de três anos e digam-me, por favor, que não estamos sozinhos e que não é por causa da viagem. Há mais mães e pais de threenagers por aí, certo?

1. Quando temos de apanhar autocarros a Mia corre sempre para o fundo em direcção à última fila de bancos. Lembro-me do tempo das excursões no ciclo e secundário e penso: “Onde é que eu já vi isto?!”

2. Muda de ideias a cada segundo. “Preferes arroz ou massa?”. “Massa!”, “Não, arroz!”, “Massa, massa é melhor!”. Vem a massa. “Nãooo, mas eu tinha dito arroz”. (Obviamente que come o que lhe pomos à frente que aqui “não há pão (nem massa, nem arroz) para malucos”).

image(6)A sorte é que os amuos passam-lhe rápido…

3. Raramente utilizo maquilhagem mas tenho uma bolsinha para as excepções que se mantém intacta até vir a Mia: “Quero pôr batom! Vá lá, vá lá, por favor”. Em Rangum, Birmânia, as ultra simpáticas funcionárias da pensão onde ficámos vários dias trataram de reforçar este comportamento de barbie-diva-princesa, pintando-lhe as unhas de mãos e pés e colocando-lhe thanaka (um creme cosmético amarelo e pastoso) no rosto. O orgulho e vaidade com que ela ficava era tal que parecia em vésperas de desfilar, sei lá, no Baile de Finalistas do 12º ano…

IMG_7406

IMG_7413

4. Nunca quer dormir e insiste em aproveitar cada momento até ao último instante como se não houvesse amanhã. “Quero ficar acordada toda a noite! Vamos dançar e fazer uma festa”, diz. Como?! “Não? Então, vamos jogar às cartas…”

cartas

5. Tem alterações de humor constantes. Varia entre as declarações de amor aos adorados progenitores – nós! – e as demonstrações de rebeldia. “Adoro muito muito o papá/ a mamã!” versus “Já não quero estar ao pé de vocês!”, acompanhado de um levantar e sentar na mesa do lado no restaurante. E aí, quem paga a conta, minha menina? (Oiço-me e pareço estar a reinventar uma frase que ouvia aos 15 anos: “Enquanto viveres nesta casa…”).

image(8)

6. “Escreve” cartas e tem conversas ao telefone com os amigos (geralmente são amigos, hummm) de Portugal e Angola. “Olá Diogo/Carlos/Martim/Xavier/Duarte…Estás bom? Estou aqui na viagem. Sim, sim, tenho muitas saudades. Quando acabar a viagem volto para aí. Muitos beijinhos”…

7. Desafia-nos, quer fazer tudo sozinha e acredita mesmo que já é autónoma e independente. Seja para colocar o cinto no carro ou pegar em garrafões de 5 litros. “Eu consigo sozinha, mãe, eu consigo!”. Auto-estima nos pícaros…

Junto ao Monumento da Independência no Jardim Maha Bandula, Rangum, BirmâniaJunto ao Monumento da Independência em Rangum, Birmânia

Não é só da viagem, certo? Há por aí mais adolescentes de três anos, confirmam?

 

3 pensamentos sobre “Socorro! Estamos a viajar com uma adolescente…

  1. Faz compreender os nossos pais e ver o que se passava quando éramos mais pequenas numa perspetiva completamente diferente, não é?

    Gostar

  2. Maria Julia Monteiro Jaleco

    Pois é, a Mia é mesmo “lixada” – ou lixadora? – mas acho-a um encanto! Adorei as fotos e os textos, Joana. Abraços grandes para os três e um beijinho especial para a Mia (espero que a gerência do Hotel Globo entregue…

    Gostar

  3. Uma mulherzinha essa Mia 😀
    Bjkas Joana e continuem que estou gostando.
    Já agora, o ícon da Nova Zelândia não é o Kiwi?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s