Festas do Mundo: o Ano Novo Maori

IMG_7586

Feliz Matariki!

2016 será o ano em que tivemos direito a duas passagens de ano. O ano novo que assinalámos na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 2016 e, agora, o ano novo Maori.

Hoje, dia 6 de Junho, festeja-se o Matariki, uma época de recomeço para o povo nativo da Nova Zelândia. Esta celebração acontece quando a constelação de Plêiades, em Maori chama-se Matariki, composta por sete estrelas azuis, fica visível no horizonte por um breve momento antes do Sol nascer. Não é uma data fixa no calendário da Nova Zelândia, podendo acontecer no fim de Maio ou no começo de Junho. Para os Maori o ano começa na Lua Nova seguinte ao aparecimento dessa constelação no horizonte, ou seja, hoje mesmo.

No Matariki agradece-se à terra, ao mar e ao céu por nos receberem aqui. Reforçam-se laços com a família e os amigos, os que partiram são lembrados e homenageados, reflecte-se sobre o ano que passou e celebra-se o início de um novo ciclo.

Durante algumas décadas a celebração do Matariki quase que evaporou do calendário nacional. Curiosamente hoje também foi feriado na Nova Zelândia, não por causa do ano novo Maori mas devido ao aniversário da Rainha de Inglaterra (Queen’s Birthday), que aqui é celebrado na primeira 2ª feira do mês de Junho. Um exemplo de como a Nova Zelândia de hoje nasceu de dualidades tão acentuadas.

Mas o Matariki voltou a ser celebrado há uns anos. Por todo o país, e particularmente na ilha Norte da Nova Zelândia, organizam-se sessões de astronomia para olhar as estrelas, actuações artísticas, passeios na natureza, encontros familiares.

Vamos aproveitar a coincidência de aqui estarmos e juntar-nos aos festejos que irão decorrer a partir de hoje. Queremos tentar conhecer ao máximo a história e o que subsiste das tradições Maori e cumprir uma promessa antiga à Mia, que é também uma forma de celebração comum dos Maori nesta altura do ano: lançar um papagaio – tukutuku – nos céus, uma forma de estar mais próximo das estrelas.

 O céu da foto foi o nosso tecto na Floresta Waipoua Kauri, ilha Norte.

Um pensamento sobre “Festas do Mundo: o Ano Novo Maori

  1. Lindissimo “tecto” :*

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s