A língua de Camões e de “Inês” Huang

IMG_7571 (2)

Sentou-se junto a nós no comboio circular de Rangum, capital da Birmânia. Era uma jovem turista asiática e passado pouco tempo a ouvir-nos falar, pergunta: “Vocês são brasileiros?!”. “Portugueses? A sério? Eu falo português!”. “Inês” Huang é uma chinesa que aprendeu a falar português, e trabalhou como tradutora em Angola para empresas de construção civil chinesas. Quais eram as probabilidades deste encontro?

Aprender a falar português foi uma forma para “Inês” Huang arranjar um bom emprego. “Inês” escolheu até este nome para ser mais fácil comunicar com os colegas angolanos. O investimento chinês em África tem sido uma constante nos últimos anos e Angola é um foco importante por vários motivos. O ofício de “Inês” Huang dá-lhe, por exemplo, direito a mais dias de férias do que a maioria dos seus compatriotas chineses e permite-lhe viajar pela Birmânia e sudeste asiático durante duas semanas.

Já que passou o 10 de Junho celebro aqui, com a ajuda da Inês, aquilo que para mim Portugal tem de melhor: a língua portuguesa. A língua que se soltou do lugar comum e cativo de ser “a de Camões” para se espalhar pelos quatro cantos do mundo, ganhando novas palavras, ritmos, cadências, sonoridades, nuances. Do gerúndio arrastado do Alentejo ao gerúndio cantado do Brasil, dos “r” carregados de São Tomé ao carácter solene e alegre que o quimbundo trouxe ao português de Angola, e por aí fora vai… A língua que, com o sotaque tímido e com receio de errar, passou a ser também da “Inês” Huang, Huang de Pequim, Inês de Luanda, que encontrámos num comboio suburbano no meio da Birmânia…

Estava a filmar a nossa viagem no comboio e tinha a câmara ligada quando apanhei o momento em que a Inês e nós nos apercebemos que temos Angola em comum no nosso trajecto de vida. Ficou registado. Vejam o vídeo e também podem ler mais aqui sobre o comboio circular de Rangum.

Um pensamento sobre “A língua de Camões e de “Inês” Huang

  1. Muito bom! É fantástico conhecer pessoas inesperadas que nos dão outra perspetiva do mundo!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s