13198606_10153434317781875_5422708933827352758_o

Sou a Joana, sou jornalista, sou viajante, sou mãe da Mia. Gosto de ouvir e de contar e registar vozes por escrito. E de viajar. “Alguma coisa do que sou e fui foi em viagem”, como diria Zeca Afonso.

Além de Portugal vivi nos Estados Unidos e em Angola. Em 2016 realizei um sonho antigo e fui com o Francisco e a Mia viajar durante seis meses. Da Ásia (Japão, Birmânia e Singapura) à Oceânia (Austrália e Nova Zelândia), sobrevoando o Pacífico (Fiji) até às Américas (Estados Unidos, Perú e Bolívia) e de volta à Europa. Esta viagem foi o mote para este blogue e uma tentativa de cristalizar no tempo a infância da nossa filha, de três anos e meio na altura. Criar memórias, viver emoções, partilhar momentos, traduzir tudo isto em textos, em fotos, em vídeos, e guardar num lugar – físico e emocional – que fosse possível visitar um dia, quando para ela os pais forem “uma seca” e uma companhia a evitar sempre que possível. Foi uma missão superada.

Entretanto voltámos mas as andanças pelo Globo continuam. A par e passo com o mundo bonito feito de viagens de sonho e paisagens deslumbrantes, coexiste um lado B. E este blogue passou a ser também uma janela aberta para um mundo desigual, profundamente injusto, cruel e desequilibrado mas onde, ao mesmo tempo, conhecemos histórias, ouvimos relatos e sentimos a pulsação de gente como nós. Outros destinos e encontros que são a razão da vida valer a pena.

Em Janeiro de 2017 fui voluntária no campo de refugiados Souda, na ilha grega de Chios. Parti numa tentativa de ser testemunha activa da maior crise de refugiados desde a 2ª Guerra Mundial e de uma tragédia humanitária que nos envergonha a todos. Em Chios, à beira do mar Egeu e a escassos quilómetros da costa da Turquia, vivem divididas em dois campos cerca de 2.000 crianças, mulheres e homens vindos da Síria, Iraque, Irão, Afeganistão, Nigéria, Argélia, Marrocos, Sahara Ocidental ou Congo. Este é o registo por escrito de algumas das suas vozes e das suas histórias.

Para acompanhar todas estas viagens e encontros basta fazer check-in neste Hotel.

Joana Simões Piedade